O que fazer em caso de aquaplanagem

por em Segurança
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Hits: 12338
  • Increver-se para receber atualizações
  • Imprimir
12338

aquaplanagem.png

 

A chuva reduz a visibilidade dos condutores e dos pedestres, deixa a pista escorregadia e pode criar poças de água se o piso da pista for irregular, não tiver inclinação favorável ao escoamento ou se estiver com buracos. É bom ficar alerta desde o início da chuva, quando a pista pode ficar mais escorregadia, por causa de óleo, areia ou impurezas.

 

Quando a chuva estiver muito forte, redobre sua atenção, acione a luz baixa do farol, aumente a distância do veículo à sua frente e reduza a velocidade até sentir conforto e segurança.

Se você já pegou a estrada na chuva ou logo depois de um temporal e sentiu as rodas dianteiras patinarem, sabe bem o que é aquaplanagem. Ela acontece quando uma lâmina de água se interpõe entre o asfalto e os pneus, provocando a perda de contato do carro com o solo. Vários fatores levam ao fenômeno: velocidade, qualidade do asfalto, quantidade de água sobre a pista e (principalmente) o estado de conservação do pneu.

Como não dá para ter influência sobre a meteorologia e sobre a conservação das estradas, o jeito é zelar pelo que é de seu controle. Nunca deixe o pneu ficar careca porque o desgaste acentuado piora a situação. Sem os sulcos para escoar a chuva, a água acaba ficando sob a banda de rodagem, entre o pneu e a pista, facilitando a aquaplanagem. Outra dica importante é manter o carro em velocidade baixa durante a chuva e acionar os freios antes de entrar em poças de água.

Se mesmo com todos os cuidados a aquaplanagem ocorrer, nunca pise bruscamente no freio e nem acelere. Procure não se desesperar. Segure firme no volante para manter as rodas retas. Tire o pé do acelerador aos poucos, sempre com o veículo engrenado, e, quando sentir que os pneus estão voltando a ter contato com o solo, vire bem pouco e bem suavemente a direção para a direita e para a esquerda até sentir que o carro recuperou totalmente a aderência. Se o seu veículo tem freios ABS (que não deixa travar as rodas), aplique a força no pedal mantendo-o pressionado até o seu controle total.


Se a chuva estiver muito forte ou com granizo, o melhor a fazer é procurar um local seguro para estacionar e esperar que passe. Nunca estacione na via e se for parar no acostamento sinalize bem seu carro.

0

Comentários

Comigo Adm e Corretora de Seguros 
Rua Osvaldo Cruz 2147 Cascavel - Paraná
CEP 85801-200
Fone: 45 3038-3867